Uma espécie de crónica sobre a banda que mais me inspira.
Bem sei que raramente falo de música nos meus blogs contudo vou partilhar aqui uma informação que me fez ficar muitíssimo feliz e que serve para todos os portugueses terem um bom motivo de orgulho. Pois bem desde 2007 que comecei a ouvir a banda que depressa se tornou a minha preferida entre muitas até, a Dave Matthews Band.
Carter conhecido por estar sempre sorridente a mascar pastilha. |
Esta banda é composta por magníficos músico: o génio criador das mais fantásticas letras Dave Matthews, o entusiasta violinista Boyd Tinsley, um dos mais excepcionais bateristas de sempre Carter Beauford e o fantástico baixista Stefan Lessard. A banda também teve em tempos um dos mais fenomenais saxofonistas do mundo, o mítico LeRoi Moore que acabou por morrer na sua quinta na Virgínia e cujo o último álbum da banda "Big Whiskey and the GrooGrux King" lhe foi dedicado. Além destes esta espantosa banda possui a presença de alguns músicos respeitáveis durante as "tournée" como o guitarrista Tim Reynolds, o teclista Butch Taylor, o trompetista Rashawn Ross e o saxofonista Jeff Coffin.
Boyd, um efusivo violinista. |
Portanto o que retiramos daqui é uma variedade enorme de instrumentos e estilos que fazem desta banda muito respeitada mundialmente. Juntando a isso é uma banda com imensos álbuns e a meu ver, e de muitos críticos, uma das melhores da actualidade no que toca ao factor "live" consegue portanto transformar uma música de aproximadamente 4 minutos numa série de improvisos instrumentais de 15 e o que de facto impressiona é que todos as versões ao vivo são diferentes, umas vezes na própria sonoridade outras até nas letras. Tudo isto me fez ter uma ligação fantástica com este grupo pelo que me tornei um enorme fã pois é a única banda que nunca me fez cansar das suas músicas e do seu estilo tanto que acabei por estar presente em 2009 no espectáculo que deram em Oeiras durante o festival Optimus Alive e até hoje não consigo decidir quais as melhores músicas da banda pois para mim, e muito sinceramente, considero todas elas fantásticas.
Stefan Lessard na sua tradicional pose de baixista. |
A Dave Matthews Band já passou por períodos conturbados durante o seu percurso artistico sendo o mais evidente e triste a morte do seu saxofonista LeRoi que os levou a parar durante cerca de um ano. É agora uma banda conhecida em toda a América e também no estrangeiro todavia encontra-se, como outras grandes bandas, na sombra do triste pop que invadiu este milénio mas já conseguiu um número considerável de prémios e é aclamada por toda a Europa tendo até sido nomeada para duas categorias dos Grammys tendo perdido para Taylor Swift, o tal pop, e para o trio dos Green Day. O que foi um pouco injusto visto que muitos consideram este último álbum de tributo a LeRoi Moore como a maior obra alguma vez feita por eles.
Têm oito álbuns de estúdio: Under The Table And Dreaming (1994), Crash (1996), Before These Crowded Streets (1998), Everyday (2001), Busted Stuff (2002), Stand Up (2005), Big Whiskey and the GrooGrux King (2009). E cinco deles, os cinco últimos, atingiram o número 1 de vendas nos EUA. Falando das versões ao vivo temos as populares: "Live at Red Rocks 8.15.95" (1997) e "Listener Supported" (1999), vencedores por duas vezes multi-platina; os "Live in Chicago 12.19.98", Live at Folsom Field, Boulder, Colorado" e "The Central Park Concert" vencedores de discos platina; e o "The Gorge" vencedor de disco de ouro. De um ponto vista pessoal devo frisar que o álbum que mais admiro ao vivo é provavelmente o "Folsom Field" em que existem as melhores versões das músicas Two Step e All Along The Watchtower (Bob Dylan) e adoro a versão Warehouse no Central Park com uma participação do público de arrepiar contudo aconselho qualquer um deles, mesmo dos que não mencionei, porque o grupo de Dave Matthews traz sempre uma quantidade considerável de magia aos concertos.
O carismático e talentoso Dave Matthews. |
Como disse são possuidores de um número imenso de álbuns e em muitos deles participam com artistas famosos falo de nomes como John Mayer, Tom Morello e tantos outros. Como vemos são uma banda cheia de brilho e o que também me surpreende é o facto de ser um daqueles fãs ávidos que já viu todos os vídeos da banda no youtube.com, que já ouviu todos os álbuns e que julgava ter lido tudo o que haveria para ler sobre eles quando dou uma vista de olhos no décimo álbum das séries "Live Trax" que teve lugar no Pavilhão Atlântico em Lisboa. E não é só isto, este concerto teve a colaboração de um dos melhores guitarristas de sempre e possivelmente da actualidade, o grande Tom Morello ex Audioslave e actual Rage Against The Machine. E é claro que um espectáculo com artistas desta dimensão foi o mais longo de 2007 da DMB em palcos estrangeiros tendo durado mais de três horas pelo que é considerado por muitos o melhor Live Trax da série e juntando a isso dou a minha opinião pessoal acerca do comportamento do público em 2009 que considerei como excelente visto que fizemos a banda realizar o maior número de encores alguma vez feitos num concerto por eles. Portanto julgo que é um motivo de orgulho para Portugal pois o público português também continua a demonstrar que é fantástico no que toca a concertos.
O falecido e mítico saxofonista, LeRoi Moore. |
Para demonstrar a qualidade do grupo podia colocar aqui links de vários êxitos deles contudo não me sinto à vontade em colocar 30 links portanto vocês que procurem, também qualquer música que tenha Dave Matthews ou Dave Matthews Band à frente ou atrás é decerto fenomenal pois leva-nos para uma dimensão do Rock Alternativo à qual não estamos habituados com elementos como o violino e o saxofone associados a letras magnificas e profundas sempre com grande significado que ao vivo transformam tudo à sua volta levando-nos assim a momentos puramente artísticos cheios de solos fantásticos e proporcionam ao público jams incríveis.
E aqui está a capa desde magnífico álbum onde podemos ler"Pavilhão Atlântico, Lisboa, Portugal" |
Se por alguma razão alguém se encontrar interessado na compra do álbum está à venda no site da DMB com uma descrição fantástica feita pelos elementos da banda.
Nota: Este post é informal e contém, como é óbvio, as minhas opiniões pessoais. Ao início era para falar apenas do facto do Live Trax 10, em Portugal, ser um dos mais bem cotados da banda contudo não pude deixar de referir um e outro aspecto e acabei por escrever este texto razoavelmente extenso. Se quiserem acessá-lo no meu blog, o original digamos, vou deixar aqui o link: The Willingness To Change The World - Dave Matthews Band.
0 comentários:
Enviar um comentário