sexta-feira, 4 de março de 2011

«Imagine», John Lennon - O Verdadeiro Sentido

Um simples exemplo do quão perfeito o mundo podia ser, e do quão imperfeito é.

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace

You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one

«Imagine», John Lennon (1971)

John Lennon (1940-1980)
Como sabem gosto muitas vezes de juntar a arte à política e já fiz um texto que retrata a importância da arte na divulgação de certas ideologias, como por exemplo bandas que nas suas letras defendem os valores com que se identificam. E hoje trago-vos mesmo isso, trago-vos o por muitos considerado como "hino da união e da paz", a magnum opus de John Lennon enquanto artista a solo, trago-vos claro Imagine.


Uma música reconhecida mundialmente como alusiva à paz e à união apenas contudo não é esta a única verdade. O ex Beattle em declarações revelou que esta música representava mais que isso. Não temos uma simples música e voltando a citar John Lennon: "The song ... is virtually a communist manifesto, even though I am not particularly a communist and I don't belong to any movement. You see, 'Imagine' was exactly the same message, but sugar- coated. Now 'Imagine' is a big hit almost everywhere--anti-religious, anti-nationalistic, anti-conventional, anti-capitalistic song, but because it is sugar coated it is accepted. Now I understand what you have to do. Put your political message across with a little honey".
E por muito que seja difícil acreditar esta música de facto possui uma posição política a favor do comunismo contudo o cantor sabia bem que não iria ser bem aceite numa Humanidade dominada por capitalistas e por isso embelezou-a e apesar de continuarem explícitos os ideais da tal sociedade utópica do comunismo foi aceite tanto que até foi considerada pela conhecida revista "Rolling Stones" como a 3# classificada no top "500 Greatest Songs Of All Time".
Como disse não sou um apologista convicto do comunismo, pelo menos como um regime para os próximos anos contudo todos nós devíamos ter em conta muitos dos ideais defendidos por esta ideologia porque pelos vistos são encontrados numa música que fala um pouco sobre o mundo perfeito e, de forma não tão clara, dos ideais mais importantes para uma vida em comunidade que como vemos actualmente são completamente ignorados.
A utopia de John Lennon pode-se realizar se metermos em causa o valor do dinheiro e dos bens em relação ao da vida e relações humanas, claro que hoje num regime capitalista isso é quase absurdo contudo estou esperançoso que um dia isso possa vir a acontecer.


Nota: Algumas das citações e principais ideias foram retiradas de um outro blog na internet com o qual me identifiquei bastante e portanto vou dar os créditos ao seu autor deixando aqui o seu link: Life Is A Bus - Imagine. Visitem este espaço, garanto-vos que não será tempo perdido.

Texto: Francisco Reis (e volto a sublinhar a Nota com as devidas fontes a que me dirijo)

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Whistleblowers Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger