Artemísia Gentileschi(Roma, 8 de Julho de 1593 - Nápoles, 1653) pintora italiana numa época em que a pintura era exclusiva ao homem que se torna numa das únicas mulheres existentes na prática da pintura barroca e a primeira a possuir uma posição privilegiada.
Filha de Orazio Gentileschi, dominador da técnica e o chiaroscuro italianos, que oferece os primeiros ensinamentos à sua filha, visto a inexistência de uma academia como possibilidade, e deixa-a e à sua formação a cargo de Antoni Tassi, seu amigo e assistente de atelier, que aproveita-se da ingenuidade e juventude da pintora, sedu-la e viola-a. Este crime e acontecimentos resultantes originam um processo que expôs e envergonhou Artemísia cruelmente, o que vai fazer revelar no seu trabalho o desejo de vingança e os temas trágicos em que os personagens femininos representam o herói.
Tal como vemos na sua obra(imagem à direita), a pintora escolheu como tema, o general assírio Holofernes que é decapitado por Judite, que assim libertou o seu povo judeu do jugo dos pagãos. Judite é como que um auto-retrato da própria artista, que exibe um papel de força vingativa e a degolação crê-se simbolizar a castração que esta queria infligir ao estuprador.
É-lhe arranjado um casamento de conveniência e, humilhada pela Igreja, parte para Florença, onde se vai envolver oficialmente no mundo artístico de Itália do séc. XVII e onde alcança um enorme sucesso e se torna a primeira mulher a entrar na Academia de Arte local.
Inspirada por Caravaggio, Artemísia trabalhou arduamente para sustentar a família e suportar os endividamentos de seu marido, no entanto, marcou uma posição feminista que precedeu e inspirou a revolução do papel feminino na sociedade.
Nota:
Pintura Barroca - é marcada pela intensidade da luz, contrastes entre o claro e o escuro e tensões, pela sua exuberâncias e formas ondulantes e emocionais. A pintura pode ser móvel ou fresco e é usada pelas forças da época como que um meio de "propaganda".
Contexto - o Antigo Regime e a cultura Barroca, sécs.XVII e XVIII, são tempos de contradição e caracterizados por conflitos bélicos, religiosos e sociais, regidos pelo absolutismo, pela Igreja Católica e marcados pela Contra-Reforma . Esta época, organizada por uma sociedade de ordens, é o palco das forças políticas e religiosas contemporâneas. O espírito barroco procura fascinar pelos sentidos e veicula mensagens ideológicas em que a realidade é comandada pela emoção e misticismo.
0 comentários:
Enviar um comentário