terça-feira, 19 de abril de 2011

Edgar Degas



Edgar Hilaire Germain Degas(Paris, 19 de Julho de 1834 - 27 de Setembro de 1917) gravurista, pintor e escultor francês, conhecido pela pintura impressionista e pela temática predilecta: bailarinas.

A origem e a formação de Edgar Degas jamais sugeriam que ele viesse a ser um revolucionário, que de uma forma tão morta satirizou e reformulou as percepções visuais das pessoas do seu tempo. Este nasceu no seio de uma família da alta-burguesia e desde a jovial adolescência que decidiu investir na qualidade ereconhecimento como artista. Com dezoito anos chegou a formar um atelier onde produziu dos melhores trabalhos do seu início de carreira. Não pintava muito nas escolas, pois tinha bem assente a sua posição social, e os pais eram o seu constante memorando da sua vida aristocrática.

Cansado, saiu do liceu com outros planos em mente. Mais tarde estudou desenho e foi admitido na École des Beaux-Arts de Paris. No seguimento dos seus planos, viaja para Itália em busca de inspiração nos seus autores e técnicas e é no decorrer desta viagem que faz muitos dos seus melhores trabalhos.

Quanto às obras, Edgar Degas é universalmente reconhecido como o grande Mestre das figuras em movimento, um hábil desenhista e um grande inovador na arte do retrato. E as suas produções são hoje celebradas, também, pela inigualável técnica e originalidade das composições.

Era seduzido pelos bastidores e ensaios das bailarinas, que representavam a sua musa.O uso da técnica impressionista, rapidez no desenho das formas, requereu para o seu trabalho o uso dos pastéis, que permitiam rapidez mas que em desvantagem não davam muito pormenor. Focava-se sobretudo na forma como cada raio de luz foca todos os diferentes pontos (principal interesse do Impressionismo), tendo por isso, pintado vários quadros do mesmo cenário, mas em diferentes horas do dia, para ver como a luz solar iluminava de forma diferente as bailarinas e o cenário. Interessa-se pelos bastidores dos espectáculos, que é algo que aos olhos de outros não tem muita importância mas para Degas revelava-se uma fonte de inspiração. Os nervos, as roupas não arranjadas, as bailarinas despenteadas e sem maquilhagem, os pequenos que pormenores faziam a diferença.

A produção artística de Edgar foi desde cedo intensa, frequentando o Louvre e os grandes museus, foi atraído pelas obras de Poussin, Velasquez, Goya, David ou Ingres. Mas embora seja enquadrado entre os impressionistas, Degas não pode ser considerado um real impressionista, enquanto percorre uma estrada totalmente desta corrente. O que nele havia em comum com estes era a técnica, era o movimento, era o desejo de renovar a expressão artística em direção ao modernismo. Ao contrário dos demais impressionistas, Degas nunca quis destacar-se totalmente do passado e o seu empenho artístico foi sempre voltado para conciliar o "velho" e o "novo".




Impressionismo - Movimento artístico que expressa uma tentativa de reprodução do "visível" através de novas formas, mais perceptíveis e sensíveis. Os artistas deste movimento captam momentos irrepetíveis e as mutações do aspecto provocado pela luz. Os temas são irrelevantes e de pretexto para as suas intenções pitorescas mas recorrem frequentemente ao ócio, festa e paisagens, todas inundadas de luz solar.

Contexto - a 2ª metade do séc.XIX é representada pelo crescimento demográfico, uma mudança de mentalidades e de hábitos de vida da sociedade relacionada a revolução dos transportes e de inovações científicas e tecnológicas. Estas mudanças são sinais de uma ruptura definitiva com o passado e é aqui que entre outros, se desenvolvem movimentos artísticos como Impressionismo e Pós-Impressionismo.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Whistleblowers Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger