A origem e a formação de Edgar Degas jamais sugeriam que ele viesse a ser um revolucionário, que de uma forma tão morta satirizou e reformulou as percepções visuais das pessoas do seu tempo. Este nasceu no seio de uma família da alta-burguesia e desde a jovial adolescência que decidiu investir na qualidade ereconhecimento como artista. Com dezoito anos chegou a formar um atelier onde produziu dos melhores trabalhos do seu início de carreira. Não pintava muito nas escolas, pois tinha bem assente a sua posição social, e os pais eram o seu constante memorando da sua vida aristocrática.
Cansado, saiu do liceu com outros planos em mente. Mais tarde estudou desenho e foi admitido na École des Beaux-Arts de Paris. No seguimento dos seus planos, viaja para Itália em busca de inspiração nos seus autores e técnicas e é no decorrer desta viagem que faz muitos dos seus melhores trabalhos.
Quanto às obras, Edgar Degas é universalmente reconhecido como o grande Mestre das figuras em movimento, um hábil desenhista e um grande inovador na arte do retrato. E as suas produções são hoje celebradas, também, pela inigualável técnica e originalidade das composições.
Impressionismo - Movimento artístico que expressa uma tentativa de reprodução do "visível" através de novas formas, mais perceptíveis e sensíveis. Os artistas deste movimento captam momentos irrepetíveis e as mutações do aspecto provocado pela luz. Os temas são irrelevantes e de pretexto para as suas intenções pitorescas mas recorrem frequentemente ao ócio, festa e paisagens, todas inundadas de luz solar.
Contexto - a 2ª metade do séc.XIX é representada pelo crescimento demográfico, uma mudança de mentalidades e de hábitos de vida da sociedade relacionada a revolução dos transportes e de inovações científicas e tecnológicas. Estas mudanças são sinais de uma ruptura definitiva com o passado e é aqui que entre outros, se desenvolvem movimentos artísticos como Impressionismo e Pós-Impressionismo.
0 comentários:
Enviar um comentário