terça-feira, 26 de abril de 2011

Tim Burton

Timothy William Burton nasceu em Burbank a 25 de Agosto de 1958 é um cineasta americano. Trabalha com temáticas sombrias, frequentemente acompanhado do actor Johnny Depp e da sua esposa Helena Bonham Carter.

Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, Burton descreve a sua infância como peculiar, imaginativa e perdida nos seus próprios pensamentos. Fugia da realidade do quotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo orçamento,

que mais tarde homenagearia na biografia de Edward D. Wood, Jr. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do mesmo.

Após os seus estudos, Burton ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia. Estudou Animação por três anos e acabou por ser contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu a sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no actor Vincent Price e na minha opinião também sobre o próprio. Mais tarde, o realizador trabalhou na sua segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressuscita o seu cachorro.

Em Beetlejuice, Burton conciliou o terror com a comédia, foi com esse filme que o realizador finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que

mais tarde teria a continuação Batman Returns, também com a direcção de Tim Burton. No apogeu da sua carreira, Burton resolveu filmar o seu projecto pessoal intitulado Edward Scissorhands, sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projecto, Tim Burton chamou o actor Johnny Depp e Vicent Price. Tim Burton voltou a chamar Johnny Depp e desta vez para fazer de Ed Wood, considerado o pior realizador de sempre.

Os filmes seguintes renderam muito pouco, como Mars Attacks! e Planet of the Apes, mas Tim Burton melhorou a sua carreira em 1999 após o lançamento do filme Sleepy Hollow, sobre uma cidade que sofre uma série de assassinatos. A sua carreira continuou em alta depois de Big Fish. Mais tarde, Burton voltaria à animação stop-motion com Corpse Bride. Nessa altura, Burton regravou um clássico dos anos 70, Charlie and the Chocolate Factory, novamente com a participação do actor Johnny Depp no papel principal.

Apesar de, segundo a sua esposa Helena Bonham Carter, Burton não gostar de musicais, ele dirigiu Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado aos Óscares no ano de 2008 e nos Golden Globe Awards ganhou em duas categorias graças ao belíssimo trabalho de uma grande equipa. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uni-los.

Tim Burton trabalhou recentemente no filme Alice no País das Maravilhas que foi produzido pela Disney, e que contou com um excelente elenco, Johnny Depp, a sua esposa Helena Bonham Carter e a actriz Anne Hathaway. Actualmente tem em mãos novos projectos mas não estão pormenorizados.

Não esquecendo o fascínio de Tim Burton pelo desenho, as suas obras são incontáveis de uma beleza invulgar.





'Vincent' por Tim Burton



por: Anne Marie

1 comentários:

niki disse...

Já admirava o Burton, mas já reparei que ele é muito mais do que um simples realizador.
Óptimo trabalho! E já agora, excelente curta.

Enviar um comentário

 

Whistleblowers Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger